segunda-feira, 29 de Abril de 2024  02:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-11-2007

Vieira da Silva mostrou-se empenhado em defender a riqueza


Buçaco - Ministro José Vieira da Silva entronizado

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social é, desde o último sábado, confrade honorário da Confraria dos Enófilos da Bairrada.

A cerimónia de investidura decorreu durante o 29º Grande Capítulo da Confraria que teve lugar no Palace do Buçaco, no passado dia 24 de Novembro. Um evento que permitiu ainda a investir mais 21 novos confrades, entre os quais, alguns vindos do Brasil.

Preocupações. Fernando Castro, presidente da Confraria dos Enófilos, mostrar-se-ia muito preocupado com a evolução do sector: "os zigue-zagues e os atrasos que têm caracterizado a discussão dos dossiês da reforma da OCM do Vinho, por parte da UE e da reorganização do sector do vinho em Portugal, não obstante as múltiplas promessas e ameaças feitas ao longo de vários anos, irão afectar a região", até por que, como constatou, "sem as linhas mestras, os agentes económicos não podem lançar projectos a médio e longo prazo, tendo que limitar-se a fazer uma navegação à vista, o que é um absurdo neste sector que exige investimento intenso, de longo retorno e, onde o impacto da globalização dos mercados se tem feito sentir de uma forma impiedosa."

O presidente da Confraria sublinharia ainda que "o abandono da vinha é já significativo na região", daí ser urgente que haja conclusões das negociações e que sejam efectivamente benéficas para a região.

Bairrada renovada. Fernando Castro destacaria também, que apesar de tudo isto, "a Bairrada vai-se renovando", sendo notório o facto dos indicadores mostrarem alguma evolução positiva no número de litros certificados como Bairrada, assim como o aparecimento de um ou outro investimento e de novos produtos de qualidade.

Ainda a respeito do jantar, realçaria o facto de os vinhos degustados, (produzidos tanto por cooperativas, como produtores individuais e empresas), num conjunto de vinhos espumantes, brancos e tintos, serem reveladores do enorme potencial qualitativo e da sua enorme versatilidade face aos diversos momentos e comeres, "uma mais valia inequívoca da região", concluiria.

Vinho de excelência. O ministro Vieira da Silva mostrou-se empenhado em defender a "riqueza" que é o vinho da Bairrada. Segundo destacou, "o vinho português é uma das nossas realizações de excelência. Um produto de grande qualidade, proveniente de um sector onde existe uma grande capacidade de inovar".

Para Vieira da Silva, "o vinho tem sido um produto onde mostramos a nossa capacidade inventiva, de inovar e criar", acrescentando que "a Bairrada é uma região produtora de vinho de grande qualidade, tipicidade e originalidade".

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®